'Nunca é tarde para aprender': idosa de 70 anos apresenta TCC contando história de vida sem acesso à educação

Aos 70 anos, Maria de Fátima Abade Barbosa vai se formar em Licenciatura em Educação do Campo – Artes Divulgação/UFNT Uma mulher negra, camponesa e filha...

'Nunca é tarde para aprender': idosa de 70 anos apresenta TCC contando história de vida sem acesso à educação
'Nunca é tarde para aprender': idosa de 70 anos apresenta TCC contando história de vida sem acesso à educação (Foto: Reprodução)

Aos 70 anos, Maria de Fátima Abade Barbosa vai se formar em Licenciatura em Educação do Campo – Artes Divulgação/UFNT Uma mulher negra, camponesa e filha de quebradeira de coco babaçu. Essa é uma realidade que leva a poucas oportunidades de estudo, mas, aos 70 anos, Maria de Fátima Abade Barbosa quebrou o ciclo ao apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Educação do Campo – Artes, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A defesa aconteceu no dia 13 de novembro, no campus de Tocantinópolis, norte do Tocantins. Em seu trabalho, intitulado "Nunca é Tarde para Aprender: A história de vida de uma mulher preta que foi excluída do processo educacional de ensino", Maria de Fátima contou sua história de vida, abordando as décadas longe dos estudos. A orientação foi da professora Iara Rodrigues da Silva. O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Artes, do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), tem duração de quatro anos e o objetivo de formar educadores que tenham atenção especial à cultura, às lutas sociais e, principalmente, à realidade do campo. A universitária, que conhece bem essa realidade, destacou em seu TCC a importância da educação como espaço de "resistência, reexistência e reconstrução de dignidade", segundo a instituição. “Orientar este trabalho foi acompanhar uma travessia de coragem, memória e ancestralidade. Dona Fátima nos ensina que aprender é um gesto de resistência e que a universidade se fortalece quando acolhe histórias como a sua. Seu memorial é um documento vivo, uma escrita que cura e inspira”, destacou a professora Iara Rodrigues. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp LEIA TAMBÉM: UFT abre inscrições para 726 vagas em cursos de graduação com notas do Exato; veja edital Prefeitura é condenada a pagar R$ 10 mil após negativar nome de morador de outra cidade por dívida de IPTU Defesa do TCC de Maria de Fátima emocionou a banca e os presentes Divulgação/UFNT Participaram da banca de avaliação do TCC as professoras Lindiane de Santana e Mara Pereira da Silva. O trabalho de Maria de Fátima contou com a colaboração do acadêmico Vinicius Maciel que, segundo a UFNT, ajudou a registrar a trajetória da universitária. A apresentação emocionou quem estava presente. O trabalho foi aprovado com louvor e, conforme a universidade, a história da estudante contada na apresentação destacou o acolhimento, a valorização de diferentes trajetórias, além da dedicação aos saberes tradicionais dentro da instituição. VEJA TAMBÉM: Pesquisadores da UFNT conquistam prêmio por trabalhos inovadores no norte do Tocantins Pesquisadores da UFNT conquistam prêmio por trabalhos inovadores no norte do Tocantins Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.